#CADÊ MEU CHINELO?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

[do além] QUANDO EU CHOREI

:: txt :: Friedrich Nietzsche ::

Sempre soube que o reconhecimento me aguardava na posteridade. Assim como Zaratustra, eu cheguei cedo demais. Durante a vida, encontrei pouco entendimento. Aquele bigodão anacrônico que cultivei por décadas, minha mãe insistia em chamá-lo de genealogia do mau cheiro em meu nariz, tinha como objetivo deixar bem claro às gerações futuras que um homem do século XIX teve ideias muito à frente do seu tempo.

Meu legado continua sendo, ainda hoje, de difícil e variada compreensão. Cada um me puxa para um lado. Os niilistas me têm como Deus. Para outros, fiz as mais duras críticas ao niilismo. Já para os anarquistas, sou uma autoridade. Até os nazistas se serviram em minhas obras para sustentar seus propósitos, apesar de minha explícita oposição aos movimentos antissemitas. Habituei-me a ver meu nome associado às mais variadas correntes do pensamento.

Mas dia desses fui surpreendido. Um homem à frente de seu mercado me transformou em guru da autoajuda. Há um livro chamado Nietzsche para Estressados que está fazendo enorme sucesso, figura até nas listas dos mais vendidos. Engraçado, nunca me vi como fonte de conforto espiritual e sim como um agente provocador de inquietações. Achei a escolha paradoxal. É como usar o Sarney para dar exemplos de práticas democráticas. O autor, Allan Percy, usa meus pensamentos filosóficos para solucionar problemas pessoais   e profissionais. Em suma, pegaram o Anticristo pra Cristo. A obra, segundo ele, reúne 99 de minhas máximas aplicáveis a várias situações cotidianas. Acompanhe só um pequeno trecho:

 “O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes.”A FELICIDADE É FRÁGIL E VOLÁTIL, pois só é possível senti-la em certos momentos. Na verdade, se pudéssemos vivenciá-la de forma ininterrupta, ela perderia o valor, uma vez que só percebemos que somos felizes por comparação. Após uma semana de céu nublado, um dia de sol nos parece um milagre da Criação.

 Tenho de agradecer ao Allan por ter me tirado da companhia de Schopenhauer e Spinoza e ter me colocado ao lado de MacLaine e Shinyashiki. Algumas pessoas dizem terem me visto chorar quando li o livro em questão. Nada disso, foi apenas uma impressão. Era uma alergia. Essa utilização póstuma de meus aforismos é o que eu chamo de rinite.

Ao contrário do que você imagina, eu não estou indignado. Aquilo que não me destrói fortalece-me. Pensei até em lançar uma continuação desse sucesso. No primeiro fascículo ficaram de fora algumas frases que fariam a festa do pensamento positivo. Olha só alguns exemplos:

“A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento.” 

“O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso.”

“Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo.”  

“No matrimônio existem apenas obrigações e alguns direitos.” 

“Nos indivíduos, a loucura é algo raro - mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.”


 Desta vez, faria só uma exigência ao editor. Pediria para suprimir o "para" do título.

6 comentários:

Anônimo disse...

Da próxima vez que você for mandar um tweet para quem quer que seja, confira ao menos quem é a pessoa.

Tá, idiota.

Júlio Freitas disse...

Prezado anônimo, da próxima vez que comentar uma postagem deste ou qualquer blog, confira ao menos quem o postou. Eu sou cooeditor deste blog, e não utilizo o tuíter. Tampouco me escondo no anonimato ao comentar o que quer que seja.

Um forte amplexo!

Tiago Jucá disse...

kkkkkkkkkkkk, o comentário mais surreal que já vi! mas já captei de quem é a pérola.

Anônimo disse...

Então da próxima vez selecione melhor quem compõe a "revista".

E o tweet a que eu me refiro é esse: https://twitter.com/revistaODILUVIO/status/278914514022432768

Júlio Freitas disse...

Prezada pomba ou prezado urubu: seu "comentário" passará por toda uma análise de nossa redação, e assim que encontrarmos alguma relevância no mesmo, nós lhe daremos uma resposta mais apropriada.

Caso não goste da nossa revista, sugerimos a TI-TI-TI, a Caras, a revista Clàudia, etc.
Deixe-nos seu endereço de e-mail que enviaremos a lista completa.

Att.
NOÉDITORIAL.

Anônimo disse...

Pelo menos nessas revistas não tem ninguém que confunde uma mulher loira americana com o Sarney. :)

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@