#CADÊ MEU CHINELO?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

[wermei] GUERRINHA!

::txt::Daniel Sander::

Caro Guerrinha:

Primeiramente, não tenho nada contra ninguém! O que eu vou escrever não é pessoal! São impressões, opiniões que eu fui formando ao longo dos últimos anos. Hoje tenho 32 anos. Talvez faz 5 anos que eu consiga realmente discernir tudo que acontece ao meu redor. Portanto, gostaria que você lesse o e-mail até o fim. E gostaria mais ainda que você estivesse em um ambiente que pudesse refletir sobre ele.

Estou me dirigindo a ti, porque te acho inteligente, com sabedoria e capacidade pra entender o que eu vou te dizer. Não vou escrever pro Leandro Behs ou pro Diogo Olivier. São uns guris. E como escrevem e falam asneiras. Às vezes acho que eles não tem noção da dimensão que é opinar sobre futebol; da quantidade de pessoas que leem ou ouvem o que eles falam. Fico pensando como será o Sala quando eles substituirão o Ruy, o Lauro e o Sant’Ana. Mas enfim, o que me motivou a escrever o texto, não são eles. É sobre a forma como vocês , imprensa esportiva, desempenham a função, a atividade, o profissão.

E, tratando dessa questão, é inevitável citar o Ruy Carlos Ostermann. Eu até sou suspeito pra falar, porque tenho admiração por ele. É o Armando Nogueira da imprensa esportiva gaúcha. Um pouco de Nélson Rodrigues. Ele consegue ver o futebol de uma forma mítica, mágica, prazerosa. Essa é a palavra. Ele sente prazer naquilo que faz. Os textos dele são magníficos. E quando comenta um jogo, se atém ao que acontece dentro das quatro linhas. Não pede demissão de um técnico. Não escala time. Não define esquema tático . Deixa o leitor ou o ovinte formar a opinião. É exatamente o que eu espero de um cronista. Por outro lado, vocês passam a impressão de não ter prazer naquilo que fazem. É só o lado negativo. E, o pior, é nunca admitir o erro. Eu poderia fazer um dossiê sobre as contradições de vocês ao longo de um ano. É passado, mas vou citar, porque isso repete há anos no Inter. A perseguição a quase todos os técnicos que passam pelo clube. Eu lembro que o Muricy era muito criticado, mas a partir do Abel eu comecei a perceber isso de uma forma mais clara. E seguiu Tite, Fossati, Roth. Massacrados pela imprensa. A temporada no futebol tem 10, 11 meses. Vocês criticaram o time em 9. O time campeão da Libertadores. Uma competição difícil, diferenciada, que nunca foi e nunca será fácil de conquistá-la. Mas, agora que houve a tão exigida mudança de técnico e o time não evoluiu, mudou a foco das críticas. Agora não se questiona o trabalho do técnico. Se questiona a qualidade do grupo de jogadores. Não mais do técnico. O que me deixa até feliz. A imprensa acordou, eu diria. Mas sem jamais admitir o erro. Porque até o mês passado esse grupo poderia render mais.


Mas eu não queria falar sobre o Inter. Na verdade, o que me motivou a escrever esse texto foi o Ruy. Mais precisamente a forma como vocês tratam ele. Um empresário que atua no futebol, amigo meu, tem exatamente a mesma impressão que eu. Por isso resolvi externá-la. Vocês, principalmente colegas de empresa, tentam ridicularizá-lo, diminuí-lo, menosprezá-lo. Dias desses, o Wianey respondeu um e-mail só com críticas ao Ruy. Talvez por inveja, talvez por que ele é único que critica seus pares. Talvez ele esteja velho, talvez está na hora de se aposentar. Pode ser. Mas dificilmente irá surgir alguém igual a ele!

2 comentários:

Gelso Job disse...

Concordo integralmente contigo. A imprensa esportiva gaúcha só sabe criticar os técnicos ( O Roth, coitado, que o diga o quanto sofreu por estes pagos). Bastou o coleguinha assumir que a culpa recaiu sobre apenas os jogadores (nunhum mais prestava). Quanta incoerência!

Unknown disse...

Inicialmente, parabéns pelo excelente texto.
Eu acho que no Brasil, e mais ainda aqui no RS, se hipervaloriza o papel do técnico.
Sobre a imprensa esportiva gaucha, acho que não vale um comentário, mas foi o primeiro ano que assisti mais o paulistão do que o gauchão. Quando assiti gauchão foi sempre sem volume na TV. Fica bem melhor,
MAZEINOOOOBATISTA

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@